Quando a expectativa é enorme, a chance de desapontamento é igualmente proporcional. Contudo, o Batman Vs Superman: A Origem da Justiça de Zack Snyder é um bom filme (lê-se filmaço). Abordagem do tema por Snyder é intensa, extremamente dramática e de tirar o fôlego. Batman Vs Superman é uma obra prima pelo menos para mim.
Contudo não é um filme fácil, exigindo do telespectador atenção e - principalmente - mais empatia ( a capacidade de “sentir como o outro sentiria”, e, principalmente “enxergar as situações e sentimentos como exatamente a outra pessoas vivenciam”), do que simpatia (uma capacidade que esta ligada ao encontro, ao primeiro momento, um nível inicial de percebermos os sentimentos das outras pessoas).
Por este simples motivo, a comparação entre Batman Vs Superman e Capitão América: Guerra Civil apesar de serem filmes de super-heróis brigando entre si é totalmente descabida e infantil, porém o debate é livre. E evidentemente, como de praxe, alguns fãs irão querer discutir qual dos dois filmes é o melhor, mas já aviso que não tenho a pretensão de discutir isso nesta postagem. Para mim, ambos são dois putas filmes os filmes são bons e funcionaram em suas devidas e distintas propostas.
E por que Batman Vs Superman é um ótimo filme?
Primeiramente por não querer imitar a Marvel. Pode parecer burrice e até mesmo perigoso, já que a Marvel já estabeleceu e consolidou na cabeça de boa parte das pessoas, a forma "correta" de se contar histórias de heróis no cinema. E, justamente, pela ousadia de não querer trazer (lê-se copiar) esta eficiente fórmula da concorrente é um dos méritos do selo que produz este filme. Mas por favor Warner, não façam como o Burger King, que possui um sanduíche retocado da concorrente (Big Mac vs Big King), achem uma forma menos polêmica e mais simples para que agrade a todos, claro que sem perder a essência da proposta ... e continuem sem cenas pós créditos.
|
Big Mac Vs Big King ou Bing King Vs Big Mac |
Outra razão é o elenco e seus respectivos personagens (ou casting se preferir algo mais sofisticado). O filme é basicamente composto por duas tríades. Uma composta pelo Superman (Henry Cavill), Batman (Ben Affleck) e Luthor (Jesse Eisenberg) responsável pela trama e desenvolvimento do enredo. Cada um destes desenvolve bem seu personagem, atuando através de motivações distintas e, em certo ponto, influenciados e atormentados pelo convívio/ausência dos respectivos pais, evidenciando o lado frágil enquanto super-heróis e super-vilão. A outra tríade é composta pela Mulher Maravilha (Gal Gadot), Lois Lane (Amy Adans) e Martha Kent (Diane Lane), que são responsáveis pelo suporte físico e emocional, além das viradas do enredo nesta história. Além do Alfred Pennyworth (Jeremy Irons), que funciona como a consciência do Batman e em alguns momentos a fuga cômica do filme.
O Batman. Eu estava muito descrente quanto a este Batman, mas tiro o chapéu para atuação do Ben Affleck como o Homem Morcego. E com certeza, podemos cravar que este Batman rompe com o Batman de Christian Bale apesar do trabalho espetacular feito por ele na trilogia de Christopher Nolan. Affleck se entregou ao papel e sua atuação rendeu o melhor Batman já visto nas telas dos cinemas. Você encontrará um personagem complexo, maduro, humano, como também mais fiel ao Batman do The Dark Knight Returns, de Frank Miller. Este filme, certamente, vale a pena assistir só pela atuação do Ben Affleck.
E a carga dramática. É graças a este componente que o filme se desenvolve. O conflito do filme não é gerado nem pelo Batman e nem pelo Superman. O embate entre os maiores super-heróis dos quadrinhos é decorrente de uma grande manipulação criada por Lex Luthor. E por que o Luthor quer que isso ocorra? O filme mostra um personagem angustiado pela representação de Deus em sua vida, visto que o personagem dá a entender que foi atormentando pela figura do pai. Como o Superman é uma figura controversa, vista como o Salvador, surge a implicância. E quem é a figura mais apropriada para dá cabo do Superman? Exatamente, o Cavaleiro das Trevas.
Os demônios não vêm do inferno abaixo de nós, eles vêm do céu... Se o homem (lê-se Morcego de Gotham) não matar Deus (lê-se palhaço que se veste engraçado em Metrópolis - Superman), o diabo (lê-se o próprio Lex) o matará" (Lex Luthor).
Estas são as minhas razões para conferir este filme e depois de assisti-lo duas vezes, garanto que o Batman Vs Superman não é filme fácil. É um filme difícil de digerir, que exige empatia do telespectador. Quem não conhece muito deste universo, pode achar o filme bom demais ou uma porcaria. De fato não é um filme simples e linear. Mas corresponde muito bem as minhas expectativas. No entanto, dizer que é uma obra prima seria um exagero, mas com certeza é um ótimo filme que te prende do início ao fim, garantindo o entretenimento.
Vale a pena conferir e espero que goste tanto do filme quanto eu gostei!
Agora é com você!
Fernando Diz