terça-feira, 30 de julho de 2013

Um Movimento Qualquer

Há um tempo atrás li um textinho bem interessante. 
Naquele primeiro momento a leitura gerou um movimento. 
Relendo, hoje, percebo que fui tocado de uma outra forma.
Outro movimento!
Outra conexão!

Não sei quem o escreveu, mas irei registrá-lo aqui. Além disso estou adicionando - por conta própria - uma imagem. Se existe um link entre a imagem e o texto? 
Isso só você poderá responder, pois o movimento será em você para você.

Vamos ao texto:

Jane amava poesia. Mas, ela começou a gostar de Lúcio, que também amava poesia, então Lúcio começou a namorar Pietra, e toda vez que Jane pensava em poesia acabava pensando em Lúcio. Jane amava dançar, mas Jane se apaixonou por Juca que adorava música dançantes, então toda vez que Jane pensava em ir dançar ela lembrava de Juca, então Jane passou a odiar poesia.

Foto de Olhe os Muros
Jane adorava sonhar, mas de tanto sonhar com Lúcio, Juca, e com todos os outros, passou a ficar mais tempo acordada para não pensar mais neles. Um dia, Jane se apaixonou por ela mesma, e nesse dia, Jane voltou a dançar, a fazer poesia e a sonhar. Nesse dia, Jane amou de verdade.

Existe um link entre a imagem, o texto e você?
Responda para você!

Fernando Diz

sábado, 27 de julho de 2013

Sweet Home Alabama

Sweet Home Alabama é um clássico musical do Southern Rock. Tocada pela banda Lynryd Skynyrd, esta música embala - com muita energia - a vida de muitos desde o seu lançamento em 1974.



E par mim é muito mais do que uma simples música!
Sabe quando escutamos algo e criamos um “vídeo-clip” dentro das nossas mentes?
Então... comigo não é diferente e todas vez que a escuto, me teletransporto para um daqueles filmes, onde uma turma de amigos cai na estrada atrás do novo e de aventuras. Esta canção é a dica de trilha sonora para qualquer viagem que você queira fazer!

E lembre-se: A vida não é - apenas - vivida dentro da mente. Experimente sua curiosidade. Explore o mundo!

Fernando Diz

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Grande Ensinamento

Mestre Yoda e seu jovem Padawan
Mestre Yoda: Metallica você deve ouvir meu jovem Padawan.
Caixinha Padawan: Eu não posso escuta-lo!
Mestre Yoda: É por isso que você falha!

Fernando Diz

terça-feira, 16 de julho de 2013

MAN - O Homem e o Mundo

Produzido por Steve Cutts, esta animação conta um pouco sobre as habilidades do homem com relação a natureza. É um vídeo muito interessante, que vale muito a pena ser assistindo.

A trilha sonora foi composta por Edvard Grieg e se chama In the Hall of the Mountain King.


Fernando Diz

segunda-feira, 15 de julho de 2013

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A Nossa Sapiência como Homo sapiens

Caro Homo sapiens
Você tem ideia de quanto tempo precisamos para aprender algo?
Antes de qualquer atitude vaidosa, faço questão que pense bem!
Não precisa ter pressa em responder! 
Pois, na verdade, não precisa ser respondido neste momento!

Tenho mais algumas perguntas!

Você sabe quantos anos tem o universo? 
Algum palpite? 
Só não vale colar!
É importante honestidade! 

Bom... vou dá uma mãozinha! Fiz uma pesquisa e descobri que o universo tem 16 bilhões (16.000.000.000.000) de anos. E aproveitando esta oportunidade, nada mais apropriado para mais uma pergunta: o que surgiu há 4,6 bilhões de anos e o que aconteceu desde então? Você deve esta pensando "não sei o que fiz ontem, imagina há tanto tempo!" É verdade! Apesar da sapiência, o ser humano tem dificuldade em imaginar algo que ele não tem ideia do que seja. Apenas sabemos que 4,6 bilhões é muito, ou muito mais do que muito!

Há 4,6 bilhões de anos surgiu o planeta terra e desde então aconteceram diversas coisas. E para ajudar a entender no que aconteceu desde então, vamos recorrer a uma simples analogia.

Vamos fazer uma contagem regressiva!
Imaginemos que a terra surgiu a 46 anos atrás. Então para você ter uma ideia, há 45 anos surgiu os grandes repteis (todos os bichos do Parque dos Dinossauros). Há uma hora atrás começava a era moderna e nos últimos 60 segundos, surge o homem como ele é hoje. E o que fizemos neste últimos segundos? (lixo, destruição da camada de ozônio, infinitos conflitos, duas grandes guerras, ...).

Por isso, pergunto novamente!
Você tem ideia de quanto tempo precisamos para aprender algo?

Fernando Diz

A Vontade de Muitos

Os Morgans sempre reivindicam os foras da lei

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Aracaju em Ilustrações de Tintiliano

Conheci o artista por acaso. 
Minha primeira impressão era que eu estava diante de um artista europeu do século passado. Para minha surpresa, o artista era brasileiro - do nosso século - e mais novo do que eu. Tintiliano é um sergipano com um talento impressionante. 


Artista impressionista, nasceu em Propriá e desde criança já manifestava sua vocação para o "mundo das artes" com seus desenhos. Hoje suas telas são marcadas pelas paisagens urbanas de Sergipe e da  bela capital Aracaju.

Tintiliano por Tintiliano: "Minha identificação com o impressionismo é muito forte, pois gosto de sair do ateliê e retratar o que vejo. Os cenários aracajuanos são, no momento, minha maior fonte de inspiração".

Apresento a vocês: Tintiliano e sua obra!

O artista em seu ofício
Praça Fausto Cardoso em Aracaju por Tintiliano
Mercado público de Aracaju por Tintiliano
Mirante do Bairro 13 de Julho por Tintiliano
Centro comercial em Aracaju por Tintiliano
Para conhecer outras pinturas do artista, você pode clicar aqui.
E para quem não conhece Aracaju, espero que estas telas despertem em vocês a curiosidade de vim conhecer esta região tão agradável do Brasil!




segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Homem de Aço

A expectativa era grande e a chance de desapontamento era maior ainda. Porém, o Homem de Aço de Zack Snyder é surpreendente e, simplesmente, muito bom. Abordagem do tema por Snyder é progressiva, lenta e bem didática, colaborando na apresentação dos personagens e trazendo o espectador para dentro da trama.

Cartaz do filme no Brasil
É claro, que como de praxe alguns fãs, não se sentiram representados pelo novo Superman. E não tenho a pretensão de discutir se o filme é fiel ou não a história dos quadrinhos, pois compreendo que se trata de uma adaptação e como toda versão tem suas características, que a diferenciam de outras já realizadas.

O filme possui alguns aspectos bem positivos, começando pelo rompimento com o Superman de Christopher Reeve. E com uma atuação convincente, podemos dizer que o Superman encontrou um novo rosto em Henry Cavill. 


Outro aspecto bem bacana são as emoções e realismo transmitidos pelo filme.
Realismo? Sim!
Apesar de estarmos falando de um alienígena com super poderes aqui na terra. O filme respeita os aspectos da física e psicologia humana. Quando pensamos nos princípios físicos, praticamente, todas as ações mirabolantes são bem justificadas. Um exemplo clássico é o deslocamento de ar provocado pelo Superman em seus voos. A apresentação de Krypton (seu povo e sua cultura) é bem interessante, também traz seu realismo dentro do que imaginamos de uma sociedade avançada. E quando pensamos em parâmetros psicológicos, estamos diante de um super-herói mais humano, com suas crises existenciais e em busca respostas para suas dúvidas.

O vilão da vez é o General Zod (interpretado incrivelmente por Michael Shannon). Zod não é um vilão nos moldes que estamos acostumados. Ele não é uma aberração radical como foram o Coringa e o Bane dos filmes do Batman de Nolan. Como sua patente indica, General Zod é um político, um homem que tenta proteger seu planeta e seu povo a todo custo. Defensor do seu povo como raça superior, Zod deixa claro as suas escolhas. Definitivamente, estamos falando de um homem ruim, sem empatia e que é bem conduzido na história.

O segundo vilão é desenvolvido pela atriz (Antje Traue) que interpreta a Tenente-Coronel e gata Faora-Ul. A personagem fala bem pouco, mas ela consegue transmitir por seus expressivos e lindos olhos azuis todo seu poder e compromisso com a causa. É dela duas frases de efeito, que fazem o espectador pensar um pouco mais. Definitivamente, Faora-Ul merecia um filme só para ela.


Além disso, o filme conta com um ótimo elenco, que se somam para o sucesso do filme (Russell Crowe, Kevin Costner, Diane Lane, Amy Adams, Lawrence Fishburne, Christopher Meloni). E depois de assisti-lo duas vezes, garanto que o novo Super Homem correspondeu muito bem. Como também, podemos dizer que é um Super Filme! No entanto, dizer que é uma obra prima seria um exagero, mas com certeza é um ótimo começo para o super-herói mais conhecido do mundo. O entretenimento é garantido e vale a pena conferir.
Espero que goste tanto do filme quanto eu gostei!
Agora é com você!

Fernando Diz

terça-feira, 2 de julho de 2013

O Que eu Pensava Quando ...

... me perguntavam como eu imaginava o futuro!

Expectativa com 8 anos:



Expectativa com 14 anos:



Realidade:



Fernando Diz

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Arte Minimalista das Copas do Mundo

Arte,Futebol e Copa do Mundo!
Inspirado neste contexto o artista, André Fidusi, publicou, em seu blog, uma série de posters intitulada de "A História Minimalista das Copas do Mundo". Sua arte - representada em belíssimas imagens - resume com perfeição a história de todas as copas do mundo, fazendo com que qualquer um viaje no tempo.

Geralmente a primeira copa nos marca. Comigo não foi diferente. 
E você, qual foi a sua primeira Copa do Mundo?

A "laranja mecânica" como era chama a seleção da Holanda
A primeira copa que assisti foi a de 1986, mas é verdade, que não lembro de muita coisa. Recordo do barulho, gritos de gol e uma irritação por causa da eliminação brasileira que não entendia muito bem. Então veio a copa de 1990, a primeira copa que, finalmente, pude entender a irritação da copa anterior e agradeço a ajuda do querido argentino filho de uma ... chamado Claudio Cannigia.

Derrota Argentina na final da copa de 1990.
Cannigia não foi o único destaque da seleção dos hermanos Argentinos. Além de Maradona (ou Maradroga), o grande destaque era o goleiro Sergio Goycochea, que naquela copa, levou a sua seleção até a grande final, pegando praticamente todos os pênaltis que foram batidos contra a sua meta (um contra a Iugoslávia e dois contra a Itália). 

Ou quase todos!
O destino caprichosamente reservou o melhor para nós brasileiros a grande final, quando Goycochea estava diante de sua consagração aos 40 minutos do segundo tempo. Pênalti contra Argentina. Partida ainda estava 0 a 0. Se a Alemanha marcasse, praticamente seria a campeã da copa. E quando o juiz autorizou a cobrança, o alemão correu para a bola e bateu no canto direito do goleiro que foi na bola, mas não agarrou! 
(risos)

E por falar em Argentinos, lembrei de uma piada. Sabe qual o melhor negócio do mundo? Não? Comprar um argentino pelo valor que ele vale e vendê-lo pelo o que ele acha que vale. Brincadeira à parte, sou um fá do futebol deles e nada mais justo de homenagear os bicampeões do mundo. 

Em jogo duvidoso a Argentina goleia o Peru e garante a vaga na final da copa de 1978
"La mano de Dios", o famoso gol de Maradona
Cada copa tem seu detalhe. 
Em 1994, tivemos aquele chute para a lua de Roberto Baggio? Quem não lembra do polvo Paul acertando todos os resultados da copa de 2010? 

É tetra! É tetra! É tetra!
O polvo Paul acertou todos os resultados da copa de 2010.
Quer conhecer todos os detalhes da copa?
Caso você tenha gostado das ilustrações apresentadas neste post e quiser conhecer todos os detalhes de todas as outras copas, vale muito a pena entrar no blog do André e conferir todos os posters. Para isso, basta clicar aqui

Fernando Diz