Resolvi criar um marcador novo para este blog: o Gauchês.
Pode-se dizer que "o gauchês" será uma série de 23 episódios (de A → Z, literalmente). E esta série contará a história de duas culturas distintas de um mesmo país, ou na real da minha interação com este idioma próprio do estado mais "estrangeiro" do Brasil, o Rio Grande do Sul (lê-se Rio Grandêê do Sul).
O idioma gaudério comporta expressões - que estão intimamente associadas ao tradicionalismo desta região - juntamente com a forma que são pronunciadas, o sotaque. Aqui vou tentar explorar o significado de cada expressão que conheci, resgatando a ideia criada em minha mente ao ouvi-las.
O idioma gaudério comporta expressões - que estão intimamente associadas ao tradicionalismo desta região - juntamente com a forma que são pronunciadas, o sotaque. Aqui vou tentar explorar o significado de cada expressão que conheci, resgatando a ideia criada em minha mente ao ouvi-las.
Para a letra A destaco 3 palavras - Afu, Arriado e Atucanado.
Afu - Diminutivo de afudê.
A pessoa me perguntou "E aí meu, já foi ver o Grêmio jogar? É muito afu". "O que é afu?!", respondo sem pensar se eu já tinha ido ou não ver o grêmio jogar. A pessoa prontamente responde, "Afu é afudê, meu". Com um olhar que entendia tudo respondo, "Obrigado pela didática".
Arriado - É uma variação do verbo Arriar, certo? Bom, esquece isso. Arriado funciona como um substituto pra o bom e velho caçoar, sinônimo de mangar (verbo da língua portuguesa). Mas quando eu ouvi pela primeira vez, obviamente, não foi neste sentido que interpretei.
"Tu ta se arriando em mim né?", ouço dando um passo discreto para trás. Depois de algumas risadas e a sensação de que uma nova amizade poderia estar se formando, a ideia logo desapareceu, pois pensei "bom, arriar é pôr para baixo, descer, se estou me arriando sobre a pessoa, estou me aproximando", ou seja, dando em cima. E a sensação parecia se confirmar pelo semblante sério. Mas desconfiado que tudo estava correndo bem, pergunto "mas como assim, se arriando em você ... se estou aqui?", bom depois disso entendi que se arriar no outro é como se estivesse zoando aquela pessoa.
Atucanado - É uma das minhas palavras favoritas. Porém, antes de explica-la vou logo dizendo o que pensei quando a ouvi. "Fulano ta bem atucanado".
Sério, pensei que a pessoa estava cheia de tucanos ao redor.
"Mas como assim?", perguntei imaginando os tucanos voando ao redor da pessoa. Mas atucanado é uma palavra criada não sei o porquê para dizer que a pessoa está estressada, preocupada ou ocupada com algo. Confesso que fiquei frustrado ao saber que não tinham tucanos na história.
Além destas palavras com a letra A, aqui no Rio Grandêê do Sul, ou em sua capital POA (lê-se pôa), existem outras palavras bem interessantes com a letra A, como arroio (imagine um córrego e você estará imaginando o sentindo certo da palavra), ala minuta (um prato com arroz, feijão, bife, batata frita, ovo e salada), alcançar (se alguém de fala "tu me alcança a caneta ao seu lado", tenha certeza que a pessoa não quer saber se você consegue ou não alcançar a caneta, na verdade ela esta lhe pedindo a caneta emprestada), atílio (não é o nome do tio da banca de jornal ou de algum personagem de quadrinho do Mauricio de Souza, atílio é o nome próprio dado ao elástico - vulgo borrachinha - para prender dinheiro).
Fica a dica para os forasteiros que venham passear pelas campanhas riograndense.
Faltou alguma palavra com a letra A que esqueci?
Deixe o significado para a gente.
Fernando Diz