sexta-feira, 28 de junho de 2013

Guerra Mundial Z: O Fantástico Mundo dos Zumbis

Assisti à pré-estréia de Guerra Mundial Z e gostei muito da experiência proporcionada por este filme de terror, suspense e ação. Guerra Mundial Z é dirigido por Marc Forster (Redenção, 007 - Quantum of Solace, A Última Ceia). Além de Brad Pitt (Gerry Lane) no elenco, também encontramos no filme Mireille Enos (Karen Lane), David Morse (um ex-agente da cia), Daniella Kertesz (a militar Segen) e Matthew Fox (o Jack de Lost, se quiserem vê-lo, a dica é não piscar os olhos).


O filme é baseado no livro World War Z: An Oral History of the Zombie War, de Max Brooks. E basicamente - como toda boa história de zumbis - o mundo esta diante de uma infecção, que se alastra rapidamente por todo planeta, transformando as pessoas em zumbis.  Aos poucos cada país vai tombando perante este mal. Em uma tentativa desesperada para resolver a situação, o governo americano recruta o ex-agente da ONU, Gerry Lane, perito em investigação para descobrir o que esta acontecendo e assim salvar o mundo.

Ausência de medidas contra ataque de zumbis faz Brasil sofrer as consequências
Os mais críticos podem dizer que "Brad Pitt tenta salvar não só o planeta, como o próprio filme". E realmente, Brad Pitt tem um papel fundamental no sucesso do filme. Mas o filme conta com diversos elementos, que fazem o filme funcionar perfeitamente. 

Guerra Mundial Z é um blockbuster eficiente. Totalmente tenso, o filme é de tirar o fôlego do início até o fim. Apesar de ter quase 2 horas, não há tempo para se reconhecer em um  algum personagem. E também não é a proposta. 

O filme te convida a experimentar o apocalipse zumbi pelos olhos do personagem de Pitt na busca pela origem da infecção. Praticamente todos são tomados pelo medo, desespero e drama vivido pelo seu personagem. Apesar do marco zero da infecção não ficar bem esclarecido (deixando a causa em aberto), o filme tem início, meio e fim bem estabelecidos. Outro aspecto bem legal são os zumbis. Eles são ágeis, movimentam-se como uma grande corrente d'água, gerando aquele "montinho" de zumbis, evidenciando nos cartazes do filme. 

Se o espectador quiser experimentar algo mais profundo, ele pode levar consigo questões filosóficas. Pois tem momentos no filme que, sinceramente, não sei diferenciar se a pior natureza são dos zumbis ou dos seres humanos. Se uma característica dos zumbis é a irracionalidade. Tem momentos onde o ser humano é apresentado com a mesma características, sem ser! O que justifica uma pessoa ser considerada essencial ou não essencial em um processo apocalíptico?

O filme funciona para todo tipo de espectador. Desde os mais exigentes até aos que apenas querem mergulhar de cabeça na trama para esquecer de tudo por algumas horas. Você encontrará o filme na versão em 2D e 3D, nesta versão os sustos são bem explorados e não compromete o funcionamento do filme.

Cartaz do filme
No mais vale a pena conferir Guerra Mundial Z.
Será entretenimento garantido para toda família.

Fernando Diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário